Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Confira os feriados que os empregados domésticos têm direito de folgar

Publicado por Direito Doméstico
há 13 anos

Confira os dias que realmente são feriados nacionais e que o empregado faz jus a folga remunerada.

A Lei nº 11.324, de 19.07.2006, revogou a alínea a, do artigo 5º, da Lei nº 605, de 01.05.1949, que tratava da exclusão do gozo dos feriados civis e religiosos pela categoria dos empregados domésticos, passando esta categoria a ter direito de folgar nos feriados civis e religiosos sem prejuízo de sua remuneração (1º de janeiro, sexta-feira da paixão, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro, 25 de dezembro e os feriados municipais ou estaduais declarados obrigatoriamente por lei).

A Súmula nº 146 do TST estabelece que o pagamento pelo trabalho prestado em domingos e feriados, quando não compensados, deve ser efetuado em dobro (100%), sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal remunerado.

Súmula nº 146 do Tribunal Superior do Trabalho - TRABALHO EM DOMINGOS E FERIADOS, NÃO COMPENSADO - O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

EMPREGADO DOMÉSTICO TRABALHO EM FERIADO – A Lei 11.342/06, com vigência a partir de sua publicação (20/07/2006), através de seu artigo 9º, revogou expressamente a alínea a do art. da Lei nº 605/49 e por isto, a partir da data retro mencionada, o empregado doméstico passou a fazer jus ao descanso em feriados civis e religiosos, bem como a remuneração em dobro destes dias, quando houver trabalho sem a respectiva folga compensatória. (TRT 3ª R. – RO 00986-2007-110-03-00-1 – 3ª T. – Rel. Des. Irapuan Lyra – DJe 15.12.2007)

Cumpre ressaltar, que os dias destinados à festa popular “carnaval” não são considerados feriados nacionais, visto que não há lei que assim os considere. O mesmo vale para a quarta-feira de cinzas (meio período). Entretanto, o empregador doméstico deverá procurar saber junto a Prefeitura e Governo Estadual a fim de averiguar a existência ou não de determinação legal municipal ou estadual que declare o carnaval como feriado.

Quanto às atividades bancárias, cabe colocar que a Resolução do Banco Central nº 2.932/2002 regula a questão, dispondo que a segunda e terça-feira do carnaval não são considerados dias úteis para fins de operações financeiras.

O empregador doméstico pode compensar o feriado que o seu empregado trabalhou pelo sábado não trabalhado, haja vista que o sábado é considerado dia útil e a lei assegurou aos domésticos o repouso semanal remunerado de apenas 01 dia na semana, que deve ser concedido preferencialmente aos domingos. A Súmula nº 146 do TST estabelece que o pagamento pelo trabalho prestado em domingos e feriados, quando não compensados, deve ser efetuado em dobro (100%), sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal remunerado. Este mesmo raciocínio serve para o empregado que tem uma jornada semanal abaixo de seis dias na semana, ou seja, o feriado trabalhado deve ser compensado pelo dia da semana que ele deixou de trabalhar.

<

  • Publicações529
  • Seguidores631748
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações65554
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confira-os-feriados-que-os-empregados-domesticos-tem-direito-de-folgar/2497592

Informações relacionadas

Adriano Alves de Araujo, Advogado
Artigoshá 7 anos

Quais os direitos das diaristas?

Diego Carvalho, Advogado
Modeloshá 5 anos

''Modelo de contrato de trabalho para empregado doméstico''

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Modeloshá 11 meses

modelo de contrato de empregada doméstica/babá

Direito Doméstico
Notíciashá 7 anos

Dia 08 de dezembro não é feriado nacional

Hora do Lar
Artigoshá 4 anos

Como funciona a folga da empregada doméstica no Carnaval?

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E quanto ao feriado de Zumbi e São Jorge do Estado do Rio? Não consegui encontrar resposta em nenhum lugar... continuar lendo

O feriado de 6 de março é de direito da empregada doméstica? continuar lendo

Boa noite. A Lei da Empregada Doméstica é muito bem explicada. Mas tem empregadas domésticas e empregadas domésticas, ou seja,Pelo menos aqui no Nordeste, a maioria - a minha está incluída -, não cozinha, não lava e passa roupas, não quer fazer faxina e negam a usar o cartão do vale transporte.

Adel Bezerra continuar lendo