Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresas são condenadas por negar vaga a trabalhador obeso

    Publicado por Direito Doméstico
    há 10 anos

    A Metalmec Engenharia e a Vale S.A. foram condenadas, solidariamente, a pagar indenização de R$ 30 mil, por dano moral, a um trabalhador não admitido no processo de seleção para motorista, por ser obeso. A decisao é do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES), que reformou a sentença de primeiro grau.

    O processo seletivo foi promovido pela Metalmec, empresa terceirizada, em agosto de 2012. Para conseguir a vaga de motorista, o candidato tinha que ser aprovado no exame de saúde realizado por um médico da Vale.

    De acordo com o depoimento do trabalhador, o médico afirmou que o candidato estava doente, era portador de obesidade mórbida e, portanto, não poderia ser contratado.

    Em sua defesa, a Vale alegou que a obesidade mórbida é uma das restrições para o exercício da atividade de motorista em razão de aumentar o risco de diversas doenças, podendo causar acidentes.

    Tendo o pedido de indenização negado pelo juízo da 4ª Vara do Trabalho de Vitória, o trabalhador recorreu ao Tribunal.

    Conduta discriminatória

    Ao analisar o recurso, o desembargador relator considerou a conduta das empresas discriminatória. Segundo ele, a exclusão do trabalhador do processo seletivo decorreu pura e simplesmente do fato de ele ser portador de obesidade mórbida, doença que, por si só, não pode ser considerada como de risco para o exercício da função de motorista.

    O relator concluiu que a Vale não exigiu do médico nenhum outro exame complementar para atestar que o trabalhador estaria impossibilitado, de fato, de exercer a referida função.

    Prevenção de acidentes de trabalho

    O desembargador destacou, em seu relato, que a Vale é uma das maiores empresas do Brasil e até mesmo do mundo, sendo notório que possui uma excelente rede de médicos lhe prestando serviços.

    Seria interessante e até mesmo salutar que colocasse à disposição dos prestadores de serviços que atuam em suas dependências o mesmo tratamento médico e de saúde disponibilizado aos seus empregados, uma vez que tal cuidado implica numa melhor prevenção de acidentes de trabalho, frisou.

    A 1ª Turma do TRT-ES acompanhou o voto do relator. A vale recorreu da decisão.

    Processo nº 0079500-56.2013.5.17.004

    Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região

    • Publicações529
    • Seguidores631762
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-sao-condenadas-por-negar-vaga-a-trabalhador-obeso/219070860

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 14 anos

    Empregado aposentado, que sofreu acidente de trabalho, tem direito à estabilidade provisória

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)