Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Abandono do Emprego – Justa Causa Reconhecida pelo TRT

    Publicado por Direito Doméstico
    há 10 anos

    Empregado faltou por mais de trinta dias ao trabalho e não justificou a ausência.

    A ausência do empregado ao trabalho por mais de trinta dias, sem qualquer justificativa, configura-se abandono de emprego, motivo que pode levar o empregador a dispensar o trabalhador por justa causa. Este foi o entendimento da Primeira Turma de Julgamento do Tribunal do Trabalho da Paraíba, determinando que fossem excluídos os pagamentos de verbas salariais a um ex-funcionário da Gadi Empresa de Vigilância Ltda. A decisao do TRT/PB reformou a sentença proferida pela 3ª Vara do Trabalho de João Pessoa.

    Na inicial, o juiz de primeiro grau determinou que a empresa pagasse ao ex-empregado verbas salariais em decorrência de sua demissão. Inconformada com a sentença, a Gadi Empresa de Vigilância recorreu neste Tribunal para que fosse reconhecido o abandono de emprego pelo funcionário, já que ele faltou por mais de trinta dias ao labor (de 12.03 a 19.03.2013).

    De acordo com os autos do processo, o empregado alegou que foi demitido após uma discussão com o proprietário da empresa. No entanto, o funcionário não comprovou a prestação de serviço entre os dias 12.03 e 19.03.2013.

    Para a relatora do acórdão, desembargadora Ana Madruga, não houve, anteriormente a discussão que levou a demissão do empregado, qualquer prova de que ele tenha trabalhado durante a metade do mês de fevereiro e março. Inexistiu qualquer prova de que o reclamante tenha comparecido ao trabalho nesse período, tampouco qualquer justificativa para essas faltas. Induvidosamente configurada a hipótese de abandono de emprego, o que autoriza a demissão por justa causa, com fulcro no art. 482, alínea I, da CLT. Número do processo: 0070600-98.2013.5.13.0003

    <

    • Publicações529
    • Seguidores631752
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abandono-do-emprego-justa-causa-reconhecida-pelo-trt/116625904

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)